Notícias

Eclipse que foi observado no Ceará há 100 anos comprovou teoria de Einstein e revolucionou a ciência

- publicidade -

Neste dia a cidade amanheceu nublada e até mesmo com chuviscos. Mas próximo do horário que o eclipse ocorreu, o vento acabou levando estas nuvens para longe. E o céu ficou totalmente limpo para o momento do eclipse. Por volta de 8h58 até as 9h03, a Lua encobriu totalmente o Sol. E com isso acabou se formando uma grande sombra na região, e imediatamente ocorreu uma queda na temperatura da cidade.

Este momento que estava sendo tão aguardado por todos, foi registrado com câmeras fotográficas que estavam acopladas em telescópios dos cientistas que haviam chegado há pouco tempo na cidade de Sobral. E com isso a primeira etapa da verificação da teoria teve sua conclusão obtida com sucesso.

Já a segunda etapa foi ocorrer cerca de dois meses após esta. Quando no mesmo local, o grupo de estrelas anterior foi fotografado por expedicionários ingleses que foram até o local. Mas desta vez foi realizado durante o período da noite, quando é mais fácil para se captar a localização real das estrelas pois elas viajam em linha reta e não mais há interferência do Sol nisto.

Foram realizados complexos cálculos durante meses, onde foram comparadas chapas fotográficas para isso. E então foi confirmado o que a física havia previsto anteriormente. Que de fato havia uma diferença sutil quanto a posição das estrelas devido a massa do Sol que poderia mudar o percurso de luz ao seu redor. Isto foi reiterado pelo diretor técnico-científico do Museu do Eclipse e do Planetário de Sobral, Emerson Ferreira de Almeida.