Uma pesquisa realizada pelo Instituto Barna afirmou que até as pessoas que não são cristãs tem que reconhecer que os escritos bíblicos possuem uma ação transformadora naqueles que leem a Bíblia constantemente.
De acordo com a pesquisa 60% dos americanos afirmaram que a mensagem da Bíblia transformou suas vidas, eles começaram a se sentir pessoas mais calmas encorajados e esperançosas e possuem uma meta em sua vida desde que começaram a ler a palavra de Deus.
O estudo mostra que o envolvimento da leitura da Bíblia possui uma influência muito positiva sobre o comportamento humano. De acordo com os pesquisadores que ouviram milhares de americanos teve como resultado a certeza de que as pessoas que se envolvem com a palavra de Deus têm suas vidas melhoradas e essa transformação de comportamento é devido a sabedoria que essas pessoas adquirem ao ler a palavra de Deus.
Essas pessoas encontram sabedoria esperança e cura e consequentemente aprendem a lidar com os tempos turbulentos que o mundo enfrenta, pois a Bíblia oferece todas essas respostas e dá a direção ao homem em tudo o que ele deve fazer em qualquer situação.
Embora tenha sido escrita há muitos anos é um livro atual e trata da realidade da condição humana levando as pessoas a um entendimento de que o homem foi feito para adorar a Deus e enquanto não entende isso e busca uma comunhão profunda com seu criador através da pessoa bendita de Jesus Cristo ele não é feliz de verdade.