O fígado é a maior glândula e o segundo maior órgão que possuímos em nosso corpo, ele possui funções importantes para o organismo. Entre as funções deste órgão, o fígado é responsável por armazenar e liberar a glicose, pelo metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas, síntese de grande parte das proteínas do plasma, processamento de hormônios, eliminação de células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação de gordura durante o procedimento de digestão através da bile, entre outras.
Como todos os nossos órgãos, o fígado também pode sofrer com intoxicações, que levam ao órgão trabalhar de maneira errônea. As substâncias venosas podem fazer com que o fígado pare de trabalhar corretamente, deixando-o incapaz de realizar suas funções. Entre todos os sinais que o nosso corpo emite sinalizando que o fígado está intoxicado, os primeiros a surgir são os olhos amarelados, náuseas, pele amarelada e urina escura.
Por isto, fique atenta aos sintomas que destacaremos aqui, caso apresente um ou mais sintomas, marque uma consulta e faça os exames necessários e preventivos para manter seu fígado saudável.
9 sintomas que indicam que seu fígado está intoxicado
1. Dor ou pressão na parte superior do abdômen
O excesso de gordura ingerida, pode causar aumento do fígado, o que ocasiona aumento de pressão no peito e na região acima do abdômen. Apresentar inchaço no estômago, também é um sinal importante de que o fígado está intoxicado.
2. Náuseas
Outro sinal importante de fígado intoxicado é a náusea e o desconforto. É preciso observar o que seu corpo está dizendo, caso após se alimentar com comidas gordurosas, você sinta desconfortos, estômago pesado, náuseas, tontura, em alguns casos pode ocorrer vômito e diarreia.