A notícia pegou os estudante de surpresa, mas para alguns a possibilidade da mudança já era esperado, agora, o Inep emite nota oficial na mídia e declara que o Exame Nacional Ensino Médio, Enem, terá sim, uma nova aplicação nos próximos anos, de acordo com o Inep, até 2026 o Enem será completamente digital.
No próximo ano, 2020 sera iniciado o projeto-piloto, onde serão aplicadas as provas para 50 mil pessoas entre as 15 capitais.
Em entrevista coletiva para os jornalistas em Brasília, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, explica como vai funcionar essa nova era do Enem, a entrevista foi dada nesta última quarta-feira, dia 03 de julho.
A realização da prova no ano que vem, será feita em duas etapas, além de ser aplicada no novo formato, digital em dois dias do mês de outubro, outra informação importante é que será opcional, o candidato poderá escolher se quer realizar o exame escrito, no formato antigo, ou digital, está opção só estará disponível para as primeiras 50 mil pessoas, o qual representam 1% de todos os participantes.
A adesão da prova ocorrerá na capitais de Goiânia (GO), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e em Belo Horizonte (MG).