Notícias

Censo 2020 do IBGE terá 32% menos de perguntas que seu modelo original, segundo presidente do instituto

Inicialmente seriam 112 questões, mas na última terça-feira (28) foi anunciado que serão 76 apenas

- publicidade -

A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Susana Cordeiro Guerra, declarou em um anúncio na última terça-feira (28) que o questionário do Censo 2020 terá 76 perguntas. Este número é 32% a menos do questionário original que continha 112 perguntas anteriormente. No momento também foi anunciado que o valor destinado para que a pesquisa seja realizada será de R$2,3 bilhões. Este valor passou por uma queda de 25% em seu orçamento previsto que deveria ser de R$3,1 bilhões.

O Censo é realizado a cada dez anos para que sejam coletados dados dos brasileiros. Esta pesquisa feita pelo Instituto tem uma abrangência por todo território nacional. Para sua realização, os pesquisadores do IBGE vão até a residência dos possíveis entrevistados e com isso é iniciada a obtenção de dados dos brasileiros participantes da pesquisa. Com este questionário que é realizado pelos agentes do Instituto, eles buscam perguntar a respeito de dados sobre a moradia do entrevistado, entre outros fatores como por exemplo nível de estudo dos moradores da residência, a respeito do trabalho, e até mesmo a respeito das condições financeiras dos moradores da residência. Entre outras várias informações que são coletadas com o uso deste questionário.

A última edição do Censo foi realizada no ano de 2010, e de lá pra cá estima-se que tenha ocorrido um grande aumento da população. É estimado pelo IBGE que a população brasileira aumentou em cerca de 10,4% desde que a última pesquisa feita pelo Censo foi realizada. Neste momento o órgão acredita que com esse aumento populacional do país, agora existem cerca de 213 milhões de pessoas no Brasil.