Notícias

Censo 2020 do IBGE terá 32% menos de perguntas que seu modelo original, segundo presidente do instituto

- publicidade -

Com este novo modelo, o diretor afirmou que será uma grande economia de tempo e custos para que toda a operação seja realizada. O corte do número de perguntas feitas irá diminuir as entrevistas em até 2 minutos para cada aplicação de formulário. Eles realizaram uma simulação em que no formulário básico, tiveram um tempo de 4,3 minutos, o que antes era representado por 7 minutos. Ele revelou que este está sendo um trabalho de inteligência feito pela equipe do IBGE.

Uma das principais mudanças que irá ocorrer no próximo Censo será a respeito do trabalho e rendimento. No próximo questionário que será usado no ano que vem, os brasileiros precisarão responder a respeito de qual é a renda total do responsável pela casa, como foi feito por exemplo no Censo de 2000. No Censo que ocorreu no ano de 2010, era preciso responder a respeito da renda de todos os moradores da residência de forma separada. Neste próximo Censo, só será questionado a respeito da renda de todos os moradores da residência à aqueles 10% que irão responder o formulário de amostra.

Em janeiro já havia sido dito que o orçamento para a pesquisa passaria por uma redução. Nesta ocasião Susana Cordeira Guerra afirmou que não se sabia ainda a respeito de quanto seria este corte para a pesquisa. Mas já na tarde da última terça-feira (28) ela afirmou que o orçamento será de R$2,3 bilhões para o Censo 2020.